domingo, 12 de junho de 2011

Brasileiros, até quando brasileiros? - Final

Continua...

Figuremos, por exemplo, quanto mais clara se tornaria a nossa historia, se na mesma fossem incluidos alguns capitulos como os seguintes: "Formação e evolução dos Brasileiros e dos Brasis", "Desenvolvimento da economia dos Brasis", "Processos politicos e administrativos dos Brasileiros", "Lutas de facções entre os Brasileiros", "Miseria e decadencia dos Brasis", etc.
Sob o ponto de vista social não seriam pequenas as vantagens, antes é provavel que uma grande transformação dahi viesse a resultar. Imagine-se por um momento que fosse possivel realizar-se essa fantasia ociosa que esbocei. É evidente que ninguem quereria ser considerado entre os profissionaes do Brasil. Os mais ferozes "brasileiros" de hoje passariam logo, por simples pudor, ou conveniencia propria, a affirmar que eram legitimos "brasis", que sempre o haviam sido no mais intimo dos seus sentimentos. É provavel que a designação "brasileiro" passasse mesmo a ser considera injuria, passivel de pena, quando a imprensa da opposição a empregasse. E aquelle mecanismo suggestivo das palavras, que ainda ha pouco recordei, paulatinamente uma transformação nas mentalidades se realisaria. Já não seria implantanta na imaginação ductil dos garotos que aprendem a ler a noção irradicavel de que a sua vocação profissional era ser, pelo menos, deputado ou governador de Estado. Só isto seria um benefico incalculavel.
E é possivel que dentro de dois ou tres seculos, por que devemos acreditar na lei da evolução, viesse mesmo a desapparecer a profissão de brasileiro. E os "brasis" investidos na posse e governo desta terra, poderiam então conduzil-a para aquelles "altos destinos" de que falava o Patriarcha.


Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário